quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Diferenças no dia a dia

Hola, guapas!

Esses dias li um texto muito bacana falando de sete coisas que acontecem aqui na Espanha que poderiam ser copiadas pelo Brasil.
Algumas delas, eu compartilho com muita convicção, outras ainda não vivenciei para falar sobre tal.
Por isso, hoje quero falar desses pontos, a partir do meu olhar, e que simplesmente me encantam aqui.

1. Faixa de pedestre


Todo mundo já ouviu falar que o pedestre tem total prioridade quando se está em uma faixa de pedestre. Correto?! Sim, só na teoria, quando se trata de Brasil. 
Mas aqui não. O simples fato de se aproximar de uma, os carros já dão passagem. E não pense que os pedestres dão aquela corridinha e o sinal de joinha por eles terem sido gentis em dar passagem. Eles fazem isso porque é dever do condutor. 
E em contrapartida, a maioria dos pedestres atravessa apenas na faixa. É muito raro ver alguém cortando o caminho. 

2. Lixo no Lixo

Essa coisa de lixo espalhado em todo canto, aqui não existe. As cestas são bem localizadas nas ruas e as pessoas não têm tanto costume de jogar o lixo no chão. Sem contar que, o serviço de coleta é bem diferente. As pessoas saem das suas casas com seu lixo e depositam em caçambas bem grandes. Já separado de acordo com a sua classificação para reciclagem.  O caminhão vem, recolhe essas lixeiras com um braço mecânico, tipo um robô, esvaziando e colocando as caçambas no mesmo lugar. 
Existe uma outra forma dessas caçambas também, que são as lixeiras subterrâneas. Ou seja, nada de juntar todos os lixos em uma esquina para depois passar os profissionais e recolherem. 

Lixeiras subterrâneas


Ahhh... e tem outra coisa bem bacana aqui também. Os contenedores laranjas - Roba Amiga. Aquela roupa, sapato ou bolsa que você não quer mais, pode ser colocada dentro desse "armários". De tempo em tempo a Cooperativa Roba Amiga recolhe  e dá uma segunda vida a essas roupas usadas. Além de reduzir o impacto ambiental, ainda proporciona trabalho e ajuda os mais carentes.


3. Lixo do banheiro dentro do vaso


Quando cheguei aqui, isso me deixou um pouco preocupada. Como assim, jogar todos os papéis usados dentro do vaso?! Vai entupir tudo... rsrsrs
Não!!! Isso não vai entupir nada...
Os europeus não conseguem se imaginar colocando os papéis usados dentro de lixeiras. Acham um verdadeiro asco. E se a gente for parar para pensar, realmente não é a coisa mais higiênica a se fazer.
Então, a lixeira só é usada para coisinhas que não podem ir no vaso sanitário mesmo.

4. Vendedores 

Sabe aquele vendedor ávido por bater a meta, que te busca do lado de fora, enquanto você simplesmente está olhando uma vitrine? Pois é, aqui não tem isso. 
A única coisa que eles fazem é te dar um hola quando você chega. E qualquer coisa que precisar, aí sim, é só procurar por qualquer vendedor, que ele te ajudará. Isso não é incrível?

5. Ônibus

Por aqui, os ônibus passam em dois horários. Qualquer hora e quinze minutos, ou, quinze para qualquer hora. Não sei se é assim em cidades maiores, mas onde moro, que é um pueblo, é assim.
Os motoristas, pelo menos os que eu tive a sorte de pegar, são bem educados. Sempre dão bom dia, esperam com paciência o idoso se sentar ou descer do ônibus e muitas vezes dão um tchau na hora que você vai embora.
Aqui não existe cobrador, ou seja, o motorista faz os dois trabalhos. Mas você pode estar se perguntando: Tá, mas que diferença há nisso com o Brasil? Aliás, isso é bem mal visto por aí, já que ele acumula duas funções e isso atrapalha todo o andamento e horários das linhas.
Pois a diferença que há aqui é simplesmente na compra da passagem de ônibus. Existe um incentivo em comprar cartões que visam facilitar a sua vida e a do condutor. Ou seja, a passagem custa 1,50 - se você pagar por dez dias em dinheiro, direto com o motorista, sairá no final 15,00 euros. Mas, se você preferir comprar um cartão antecipado, já com essas 10 passagens, ele custará 10,00 euros. Uma grande ajuda financeira para você e uma facilidade ao motorista também.
Não é bacana essa iniciativa?

Então é isso... por enquanto são esses pontos que têm me chamado atenção no meu dia a dia  e eu queria compartilhar com vocês.

Espero que tenham gostado deste post.

Até a próxima,

Beijokas












Nenhum comentário:

Postar um comentário