quinta-feira, 13 de agosto de 2015

E a grande culpada foi descoberta!

Guapas,

descobri o que aconteceu com o meu cabelo!!! E não é que a água é mesmo a grande responsável pelo estrago dos meus fios?
Ahhhh... Não estão entendendo nada?! Pois eu já explico para vocês!
Eu participo de um grupo no Facebook de brasileiros que vivem na Espanha. E uma garota escreveu um post relatando o que estava acontecendo com os cabelos e a pele dela depois de ter se mudado para cá.
Foi aí que... bingo! Um monte de meninas começou a comentar as experiências nada legais que tiveram, e o motivo foi o mesmo para todas, a água.
Pelo que elas falaram e eu consegui pesquisar, a água na Europa é conhecida como dura, devido sua grande concentração de sais de cal. Essa substância deixa a água muito mais saudável e possível de ser tomada diretamente da torneira. Porém, em contra partida, ela prejudica a pele e os fios.
A minha experiência, como já contei um pouco no post anterior, foi muita queda e porosidade. Por mais que você lave os cabelos, eles ficam secos e ásperos. Sem falar na grande quebra que acaba ocorrendo por conta disso tudo.
Já a minha pele, ficou mega ressecada. Eu acabava de tomar banho e ela ficava toda branca. Como se tivesse passado um sabonete sem nenhum hidratante, tipo sabão de barra... Sei lá, uma coisa muito estranha. Sem falar nos meus pés que ficaram descamando e grossos pelo mesmo motivo.
Algumas pessoas, a fim de resolver esse problema, instalam em suas torneiras ou chuveiros, um filtro para que ele barre o máximo de cal contido na água. Outras, já compram shampoos anti-calcário. Porém, dizem que esse shampoo é mais forte que um anti-resíduo normal e o aspecto do cabelo pode ficar ainda mais pesado e ressecado. Então, acho que vale a pena dar uma avaliada antes de fazer essa escolha. E tem alguns que preferem lavar os fios com água mineral, dessas compradas em supermercado. Aí entra a questão do quão disponível de verba você tem para manter esse ritual.
E a outra indicação, que eu achei a mais acertada por muitos motivos é o uso do vinagre de maça no último enxague. Por ser ácido, o vinagre tem o poder de fechar as cutículas e manter os cabelos com muito mais brilho e maciez. Mas ele não pode ser usado diretamente no cabelo. Dissolva duas colheres de sopa em um copo grande de água. Aplique a mistura, retire o excesso de água sem enxaguar e finalize como de costume. Esse procedimento não deve ser feito com tanta frequência. Dependendo da necessidade dos fios, faça no máximo uma vez por semana ou a cada 10 dias.
São inúmeros os benefícios do vinagre de maça. Vão desde cuidados com a pele até o combate de caspas e oleosidade no couro cabeludo.
Por isso, já vou adicioná-lo na minha rotina de cuidados com os cabelos.
Ahhh... e quanto a minha pele, resolvi o problema do ressecamento com muito creme hidratante, óleo de amêndoas e glicerina. Agora sim, ela está macia e viçosa como antes rsrs.

Então é isso, espero que tenham anotado essa dica.

Até a próxima,

Beijokas!






Nenhum comentário:

Postar um comentário